A RESSURREIÇÃO DE DORCAS
Atos 9:36-37 (NVT)
36 Havia em Jope uma discípula chamada Tabita (que em grego é Dorcas). Sempre fazia o bem às pessoas e ajudava os pobres.
37 Por esse tempo, ficou doente e morreu. Seu corpo foi lavado para o sepultamento e colocado numa sala no andar superior.
CONTEXTO
O apóstolo Pedro estava em viagem missionária (Atos 9:32). Na ocasião, ele estava na cidade de Lida, onde orou por um homem chamado Eneias, acamado havia 8 anos, e o milagre de cura levou muitos moradores de Lida e Sarona a se renderem ao nome de Jesus.
Na cidade de Jope, próxima a Lida, havia uma discípula piedosa chamada Tabita (Dorcas). Ela era conhecida por fazer o bem e ajudar os pobres. No entanto, ficou doente e morreu. Sabendo que Pedro estava perto, os irmãos da igreja local enviaram dois mensageiros para buscá-lo.
A CHEGADA DE PEDRO
Pedro foi a Jope sem demora. Ao chegar ao quarto onde o corpo de Dorcas estava, encontrou viúvas chorando pela sua partida. Então, ele mandou todos saírem, ajoelhou-se e orou. Em seguida, disse: “Tabita, levante-se”. Ela abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. O milagre da ressurreição aconteceu.
APRENDIZADOS
1. A INICIATIVA DOS IRMÃOS DE JOPE
Precisamos aprender com os cristãos de Jope a buscar ajuda quando não conseguimos lidar com algo sozinhos. Eles nos ensinam a valorizar os instrumentos que Deus levanta para operar milagres.
2. A RESPOSTA RÁPIDA DE PEDRO
Pedro não hesitou. Ele seguiu o exemplo de Jesus, sempre sensível às necessidades. Hoje, somos chamados a ser esse canal de resposta aos aflitos ao nosso redor.
3. UMA VIDA QUE ORA ANTES DE AGIR
Pedro não fez nada antes de orar. Mandou todos saírem do quarto e buscou intimidade com Deus em oração antes de declarar a cura. Esse é um gatilho espiritual: oração gera acesso ao sobrenatural.
4. O SOBRENATURAL ATIVA A FÉ
A notícia da ressurreição de Dorcas se espalhou por toda a cidade, e muitos creram no Senhor. Milagres como esse ainda hoje são usados por Deus para impactar vidas e trazer salvação.
CONCLUSÃO
Hoje pode ser o dia da sua ressurreição. O luto dará lugar à vida. Os sonhos adormecidos voltarão a respirar. As áreas secas e esquecidas florescerão novamente. Jesus continua o mesmo – ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13:8).
Proclamo sobre sua vida: onde havia morte, haverá vida! Onde havia dor, haverá cura. Onde havia vergonha, virá honra.
Vamos marchando e dando glória!
Pr. Adilson Costa






Maravilha! Como aprendemos com os evangelhos 🙏🏼