A CURA DO PARALÍTICO DE CAFARNAUM
“Não podendo levá‑lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que o paralítico estava deitado.
Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: ― Filho, os seus pecados estão perdoados.”
Marcos 2:4-5 (NVI)
O CONTEXTO
A cidade de Cafarnaum teve muita importância no ministério de Jesus. Esse lugar foi palco para inúmeros milagres que Ele realizou, e lá estava mais uma vez.
O evangelista Marcos descreveu esse milagre (também narrado por Mateus e Lucas) como um dos mais marcantes. Jesus havia acabado de voltar a Cafarnaum, e uma multidão foi até sua casa — era tanta gente que nem havia lugar na porta. Jesus pregava a Palavra.
O público era diversificado: curiosos, pessoas que conheciam alguém já curado, mestres da lei em busca de um deslize, e discípulos fiéis.
Foi então que surgiu um paralítico, trazido por alguns homens. Como não conseguiram entrar pela porta, subiram no telhado, abriram uma parte e baixaram a maca diante de Jesus.
Vendo a fé daqueles homens, Jesus perdoou os pecados do paralítico e, para deixar claro que tinha autoridade, disse:
“Levante-se, pegue sua maca e vá para casa.”
“Ele se levantou, pegou imediatamente a maca e saiu à vista de todos. Com isso, todos ficaram admirados e glorificavam a Deus, dizendo: ― Nunca vimos nada igual!”
Marcos 2:12
APRENDIZADOS IMPORTANTES
1 – JESUS PREGAVA A PALAVRA (v.2)
Os dias são trevosos, há uma crise aguda da ausência da Palavra em muitas pregações. Precisamos seguir o exemplo de Jesus: pregar a Palavra, em tempo e fora de tempo.
2 – A SOLIDARIEDADE DOS AMIGOS (v.3)
Num tempo de tanta injustiça e egoísmo, é preciso resgatar o princípio da amizade e da solidariedade. Esses homens nos dão um exemplo profundo de amor ao próximo.
3 – FÉ E PERSEVERANÇA
O paralítico e seus amigos nos ensinam que, para vivenciar milagres, é necessário ir até Jesus em fé, com disposição para superar os obstáculos no caminho.
4 – O PODER SOBRENATURAL DE JESUS
Antes da cura física, Jesus perdoou os pecados daquele homem, mostrando sua autoridade sobre o pecado e sobre as enfermidades.
CONCLUSÃO
Há uma jornada de fé e perseverança nos esperando a cada dia. Essa passagem nos ensina que existem inúmeras possibilidades para quem vai até Jesus.
Não importa a dimensão dos obstáculos — siga em frente, mesmo que tenha que superar muitos empecilhos. Nunca esqueça: um dia você honra a fé, outro dia a fé vai lhe honrar.
Vamos marchando e dando glória!
Pr. Adilson Costa




