OS FALSOS MESTRES (Parte 2)
Shalom esfaimados e sedentos por avivamento!
Prosseguindo com a abordagem de algumas marcas dos falsos mestres, sumariadas pelo Apóstolo Pedro na sua segunda carta, capítulo 2, hoje analisaremos a vergonhosa imoralidade dos falsos mestres.
“Muitos seguirão a imoralidade vergonhosa desses mestres, e por causa deles o caminho da verdade será difamado.”
2 Pedro 2:2 (NVT)
A Imoralidade
O versículo supracitado apresenta a segunda marca no caráter dos falsos mestres: a imoralidade. Eles são devassos, despudorados e violadores da sã doutrina.
A imoralidade é uma brutal ofensa a YHWH. Deus tem um padrão de santidade que é apresentado nas Escrituras: “Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1:15-16 / Levítico 11:44).
“A imoralidade é a violação de padrões, normas ou leis morais.”
O versículo base deste estudo nos traz uma informação importante: os falsos mestres possuem uma capacidade de influenciar outras pessoas. O texto relata que muitos seguirão a imoralidade vergonhosa desses falsos mestres, e o resultado disso será escândalo para o Evangelho.
“Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!”
Mateus 18:7 (ARC)
Os falsos mestres continuam em atuação nos nossos dias. Sua imoralidade, como chorume, é altamente poluente, tem contaminado muitas igrejas locais e servido como porta-voz de escândalos para o Evangelho.
2 – IMORALIDADE
2.1 – Uma das expressões das obras da carne
“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.”
Gálatas 5:17 (ARC)
“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza, devassidão.”
Gálatas 5:19 (NVI)
2.2 – Deus ordena que vivamos em santidade
“A vontade de Deus é que vocês vivam em santidade; por isso, mantenham-se afastados de todo pecado sexual.”
1 Tessalonicenses 4:3 (NVT)
2.3 – A devassidão de Sodoma e Gomorra
“E não se esqueçam de Sodoma e Gomorra e das cidades vizinhas, cheias de imoralidade e de perversão sexual de todo tipo, que foram destruídas pelo fogo e servem de advertência do fogo eterno do julgamento.”
Judas 1:7 (NVT)
CONCLUSÃO
É preciso entender que a imoralidade possui um conceito amplo. Alguns exemplos de imoralidade são: falta de pudor, indução ao pecado, indecência, desobediência…
O que percebemos com as informações passadas no versículo 2 é que os falsos mestres estavam envolvidos em práticas imorais em todas as suas expressões.
A minha oração é que YHWH venha nos ajudar a não sermos iscados pelos tentáculos desses falsos mestres.
Vamos marchando e dando glória!
Pr. Adilson
Glória a Deus! Vemos o quanto a palavra de Deus é atual. Devemos estar cada vez mais alinhados com a palavra de YHWH para não cair nesse engano!
Temos que ter a consciência naquilo que Deus quer para nós e os caminhos a ser percorrido, onde a Palavra verdadeira tem que prevalecer. O processo de santidade é longo, desafiador, mas nos leva a Cristo.