OS FALSOS MESTRES (Parte 1)
“No entanto, houve falsos profetas no meio do povo, como também surgirão falsos mestres entre vocês. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.”
2 Pedro 2:1 (NVI)
O QUE É UM FALSO MESTRE?
Um falso mestre é aquele que se apresenta como emissário de Deus, todavia, suas ações provam o contrário. É um enganador contumaz, suas narrativas são persuasivas, e seus ensinos possuem uma gigantesca capacidade de sedução, tendo em vista que se apresenta como aliado de Deus, mas não passa de um lobo feroz.
CONTEXTO DO TEXTO
As duas cartas escritas pelo apóstolo Pedro tiveram como destinatários os cristãos que estavam enfrentando severa perseguição na região norte da Ásia Menor. Na primeira carta, o apóstolo Pedro procurou encorajar os irmãos a permanecerem firmes na fé em meio às intensas perseguições que sofriam.
Na segunda carta, o apóstolo, além de enfatizar a necessidade de uma vida cristã prática, fez um alerta a respeito dos falsos mestres e seus terríveis ensinos.
Os Falsos Mestres
No estudo aqui em foco, que será dividido em algumas partes, abordarei as marcas apontadas pelo apóstolo Pedro sobre aqueles que se apresentam como porta-vozes de YHWH, mas que, na verdade, não o são. Os falsos mestres, tanto nos tempos passados como nos atuais, possuem padrões de atuação semelhantes. Eles são sedutores, suas palavras são carregadas de engano e hipocrisia. Suas narrativas são enganosas e possuem o intuito de encurralar os ouvintes, mas é a Palavra de Deus que nos aponta o caminho para desmascarar esses falsos ensinos.
A Bíblia permanece como a única capaz de nos guiar na jornada sem risco de sermos seduzidos pelos falsos mestres. Eles tropeçam em sua própria conduta, sendo suas obras as que os denunciam.
Jesus, em diversas ocasiões, fez alertas a respeito deles:
“Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?”
– Mateus 7:15-16
ALGUMAS MARCAS DOS FALSOS MESTRES APRESENTADAS PELO Ap. PEDRO
1 – ENSINAM HERESIAS DESTRUIDORAS
“No entanto, houve falsos profetas no meio do povo, como também surgirão falsos mestres entre vocês. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.”
– 2 Pedro 2:1 (NVI)
O apóstolo Pedro explicitou que, assim como no passado surgiram porta-vozes do engano, nos dias atuais também surgirão. É preciso estarmos atentos aos acontecimentos no meio cristão. Ensinos que destoam da Palavra de Deus estão sendo ensinados constantemente nas redes sociais e em muitos púlpitos.
Heresia: No contexto do versículo, heresia pode ser definida como um ensino que se opõe à Palavra de Deus. O apóstolo Pedro adjetivou essa heresia como algo destrutivo e prejudicial aos valores da fé cristã.
Os falsos mestres de hoje agem de forma semelhante aos de tempos passados. Eles se apresentam como emissários de Deus, mas seus ensinos estão distantes dos princípios bíblicos. É preciso muita atenção, pois essas heresias são introduzidas de forma encoberta e sutil.
Os falsos mestres são escorregadios, e seus ensinos são apresentados com extrema sutileza. É aí que precisamos estar atentos, pois se apresentam como peles de ovelhas, mas são lobos ferozes.
Essas heresias chegam ao ponto de negar o Senhorio de Jesus Cristo, desprezando os valores deixados por Ele e introduzindo ensinos triunfalistas voltados para atender às necessidades dos ouvintes e fortalecer a construção de um reino pessoal.
“…trazendo sobre si mesmos repentina destruição.”
– 2 Pedro 2:1 (NVI)
De Deus não se zomba; tudo o que o homem plantar, ele colherá (Gálatas 6:7). Que YHWH nos guie com discernimento para não cairmos nas armadilhas dos falsos mestres.
Vamos marchando e dando glória!
Pr. Adilson Costa
Amém, glória a Deus!!
O conhecimento profundo e a leitura diária da Palavra nos capacitam a discernir quem são os lobos para não nos expor aos seus discursos.
Que o Senhor desperte e gere fome da Palavra nos nossos corações.🙏
A leitura desse texto, nos faz refletir sobre os ensinamentos cristãos de hoje, onde a Palavra de Deus deve ser o centro e não o agrado ao público.