O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL
A palavra “Natal” significa nascimento. Para nós, cristãos, o Natal representa um significativo e tremendo acontecimento: Jesus nasceu. Aleluia!
Hoje, há quase um consenso entre os estudiosos da Bíblia de que dezembro não é a data mais indicada para apontarmos como o mês do nascimento de Jesus. Mas isso não é o mais importante. O que verdadeiramente importa é que JESUS NASCEU.
Por que comemorar o Natal?
Alguns cristãos não comemoram o Natal, argumentando que os cristãos do primeiro século não celebravam o nascimento de Jesus. Contudo, é importante compreender que a Bíblia, por outro lado, não proíbe a comemoração do nascimento de Jesus Cristo.
Por que celebrar a morte e ressurreição de Jesus e não celebrar o Seu nascimento? Foi no nascimento que o plano de redenção teve seu início. Então, celebremos: Jesus nasceu e precisa nascer todos os dias em nossos corações.
Em Lucas 2:8-15, lemos que o anjo do Senhor apareceu a alguns pastores em Belém. Esse anjo foi o porta-voz para aqueles pastores da grande notícia do nascimento de Jesus. Logo após o grande anúncio, uma grande multidão do exército celestial juntou-se ao anjo, louvando a Deus (versos 13-14).
Aleluia! Os céus celebraram o nascimento, então celebremos também o nascimento de Jesus, o Cristo.
Celebração Bíblica e Messiânica
Devemos celebrar dentro de uma prática bíblica e messiânica: Jesus, o Messias, nasceu. Os profetas profetizaram a respeito. O que não podemos é paganizar esse tremendo acontecimento com adereços, figuras e personagens caricatos que nada representam o verdadeiro sentido do Natal.
A figura central desse grande acontecimento não é Noel, mas sim Jesus Cristo.
Aspectos Bíblicos sobre o Nascimento de Jesus
- Foi predito pelos profetas:
- Isaías 7:14; 9:6
- Miqueias 5:2
- Jeremias 23:5
- Zacarias 9:9; 11:13
- Jesus nasceu em Belém, conforme profetizado por Miqueias:
- Mateus 2:1a: “Jesus nasceu em Belém, na Judeia, durante o reinado de Herodes…”
- Os magos vindos do Oriente:
- Mateus 2:1: “Por esse tempo, alguns magos das terras do Oriente chegaram a Jerusalém…”
- Mateus 2:11: “Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, prostraram-se e o adoraram. Então, abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.”
Esclarecimentos sobre os magos
O evangelista Mateus é o único que relata esse acontecimento, mas suas informações são mais que suficientes para corrigir interpretações equivocadas sobre os presépios:
- Os magos não eram reis, mas sim sábios (segundo algumas versões) ou magos.
- Por conta dos três presentes (ouro, incenso e mirra), não podemos afirmar que eram três magos. O texto menciona apenas “alguns magos”.
- A visita não ocorreu na estrebaria, mas sim na casa (“… ao entrar na casa…”).
Conclusão
A minha oração é que possamos reconhecer o nascimento de Jesus Cristo como uma data de extrema importância dentro do calendário cristão. Então, vamos celebrar.
Que Jesus venha nascer todos os dias em nossos corações e que Seus valores e ensinos sejam vistos em nós e através de nós.
Pr. Adilson
Vamos marchando e dando glória!
Que o SENHOR dos senhores, possa nascer principalmente nos corações de todos os perdidos deste mundo tenebroso.
E que em nós Ele possa assumir o seu devido lugar.