O PODER SOBRENATURAL DA UNIDADE (Parte IV)
Hoje encerramos a série de quatro devocionais sobre o poder da Unidade. A minha oração neste arremate final é que o Espírito Santo de Deus descortine tudo sobre a importância de vivermos unidos em Cristo para o crescimento de Sua obra aqui na terra.
Base Bíblica
Para esta última parte, tomamos como base os textos:
- Romanos 12:15 (NVI): “Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram.”
- 1 Coríntios 12:26 (NVI): “Se um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; se um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.”
A Verdadeira Unidade
Quando falamos de unidade, não estamos trazendo uma ideia utópica de uniformidade. Pelo contrário, a verdadeira unidade bíblica acontece na diversidade de opiniões, mas, em Cristo, somos um.
O que não podemos é ser solidários com a deslealdade. Neemias, enquanto estava imbuído na reconstrução dos muros de Jerusalém, enfrentou oposições externas, mas a mais terrível foi feita por aqueles de dentro:
- Semaías: Foi contratado por Sambalate e Tobias para profetizar contra Neemias e levá-lo a pecar contra Deus, com o intuito de difamar e desacreditar sua liderança (Neemias 6:12-13).
- Lealdade a Tobias: Muitos em Judá haviam jurado lealdade a Tobias e sempre falavam bem dele, informando-o de tudo que Neemias dizia (Neemias 6:18-19).
- Eliasibe e a mobília de Tobias: O sacerdote Eliasibe introduziu Tobias em um dos quartos do templo, mesmo sendo ele um opositor feroz durante os 52 dias de reconstrução (Neemias 13:7-9).
Neemias, indignado com essa situação, agiu rapidamente. Ele jogou toda a mobília de Tobias para fora da sala e colocou pessoas de confiança em locais estratégicos (Neemias 13:13), removendo todos os que não eram leais a Deus.
Unidade segundo Cristo
Faço das palavras do apóstolo Paulo as minhas palavras:
“Que o Deus paciente e encorajador dê a vocês um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que, juntos e a uma só voz, glorifiquem ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo.”
(Romanos 15:5-6, NVI)
A Cosmovisão de Jesus sobre a Unidade
Jesus, em Sua oração, deixou claro o valor da unidade:
“Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti… que eles sejam levados à plena unidade…”
(João 17:20-23)
Conclusão
Que Deus nos ajude a vivermos unidos como irmãos, tendo como meta glorificar o nome do Senhor Jesus Cristo em tudo que fizermos.
Pr. Adilson Costa
Vamos marchando e dando glória!