FALSOS MESTRES (Parte V)
“Com palavras vazias, proclamam sua grandeza imaginária e apelam para desejos carnais distorcidos a fim de atrair de volta ao pecado aqueles que mal escaparam de uma vida enganosa.”
2 Pedro 2:18 (NVT)
Shalom esfaimados e sedentos por avivamento!
Vamos continuar abordando as marcas dos falsos mestres. Hoje, ancorados no versículo 18, iremos mostrar mais três marcas apresentadas pelo Apóstolo Pedro.
1. Palavras Vazias
Os falsos mestres possuem muito ruído em suas narrativas, mas pouquíssimo conteúdo. Suas palavras são de vaidosa arrogância.
O texto nos adverte sobre o perfil do falso mestre, que, com seu discurso de vaidosa arrogância, procura seduzir e impressionar seus ouvintes.
“Pois os que se exaltam serão humilhados…”
Mateus 23:12a (NVT)
A orientação bíblica é que as nossas ações não devem ser sustentadas pela arrogância e ambições pessoais:
“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.”
Filipenses 2:3 (NVI)
2. Grandeza Imaginária
Os falsos mestres possuem uma grandeza aos seus próprios olhos, fruto de sua fértil imaginação. Eles se consideram superiores aos outros, por isso Pedro os chama de detentores de uma “grandeza imaginária”.
Esses mestres, chamados de falsos por Pedro, possuem discursos persuasivos e promessas atraentes. Entretanto, o objetivo final é levar seus ouvintes à prisão do pecado.
O alerta foi dado por Pedro aos cristãos do primeiro século espalhados pela Ásia, mas essa advertência é extremamente necessária para os nossos dias.
Quanto aos soberbos mestres, a Bíblia diz que a própria soberba os abaterá:
“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.”
Provérbios 29:23 (ARC)
3. Promotores da Imoralidade
Já vimos em estudos anteriores que a imoralidade campeia a vida dos falsos mestres. Vejamos o que o texto neste versículo 18, na sua segunda parte, nos informa:
“…apelam para desejos carnais distorcidos a fim de atrair de volta ao pecado aqueles que mal escaparam de uma vida enganosa.”
2 Pedro 2:18 (NVT)
Até hoje, os modos operantes dos falsos mestres não mudaram. Eles são depravados e possuem uma gigantesca carnalidade em seus enganadores ensinos.
Por serem pregadores carnais, ensinam doutrinas carnais com o objetivo de despertar seus alvos a se sentirem livres para uma vida de liberdade irrestrita.
Esses desejos carnais distorcidos que Pedro aponta como base dos ensinos dos falsos mestres estão relacionados a um conjunto de ensinos sustentados por toda variedade de lascivas para enganar as pessoas.
O alvo dos falsos mestres:
O principal alvo dos falsos mestres são os novos na fé e os que estão lutando para fugir dos erros que viviam no passado, tentando se afastar do pecado.
Conclusão
Estamos aprendendo sobre algumas qualificações inerentes aos falsos mestres. Os falsos mestres são fanáticos, se autodenominam mestres, profetas e tantos outros títulos. Eles são persuasivos, falam com confiança, são libertinos e possuem artimanhas e truques que os tornam eficientes sedutores. Estabelecem como alvo os novos na fé e os que estão lutando para fugir dos erros que viviam no passado.
Vamos marchando e dando glória!
Pr. Adilson Costa
Deus mim livre destes falsos profetas