FALSOS MESTRES (Parte IV)
“Esses homens são fontes sem água e névoas impelidas pela tempestade, para os quais está reservada a escuridão das trevas.”
2 Pedro 2:17 (NVI)
Continuamos a análise de algumas marcas dos falsos mestres elencadas pelo Apóstolo Pedro no capítulo 2 da sua segunda carta.
Hoje iremos para a quarta marca:
4. Fontes sem água
Água é vida. Pense comigo em um viajante que, ao longo da sua jornada em uma terra desértica, árida e ensolarada, deseja desesperadamente um pouco de água para se dessedentar. Ao avistar uma fonte de água, ele, no primeiro momento, se alegra, mas ao chegar, se depara com uma fonte seca, sem água. Que frustração! Que tristeza! Para nada serve uma fonte sem água.
Essa foi a figura de linguagem que Pedro usou para auto adjetivar os falsos mestres: “fontes sem água”. São homens arrogantes, atrevidos, sem caráter, rebeldes, insubmissos e difamadores de autoridades. São como uma fonte sem água, como névoas levadas pelas tempestades.
Suas narrativas não possuem conteúdo. Só falam aquilo que pode dar sustentação aos seus projetos de construção de um reino pessoal.
4.1. Suas palavras não produzem vida
Os falsos mestres são homens cujos corações estão carregados de injustiça. São malévolos e sedutores. Não há vida em suas palavras, mas somente morte. São apenas enganadores e ambiciosos. Para esse grupo de pessoas está reservado um final trevoso:
“…para os quais está reservada a escuridão das trevas.”
2 Pedro 2:17b (NVI)
“Sepulcros caiados”
“― Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundícia.”
Mateus 23:27 (NVI)
No tempo de Jesus, existiam mestres da lei que foram chamados por Ele de sepulcros caiados. Eram líderes hipócritas, pareciam justos por fora, mas por dentro eram fascínoras.
Jesus é o modelo a ser seguido: Ele é a Fonte inesgotável de água viva
“Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.”
João 7:38 (NVI)
“Então, Jesus declarou: ― Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede.”
João 6:35 (NVI)
Conclusão
Os dias são maus. Há aridez por todos os lados. A palavra sem mistura, em muitos lugares ditos cristãos, já não é mais pregada. A sã doutrina tem sido substituída por fábulas, e os falsos mestres estão espalhados por todos os lados.
Que YHWH nos preserve de todo o mal que esses homens, como fontes sem água e névoas levadas pelo vento, produzem.
Vamos marchando e dando glória!
Pr. Adilson Costa
Deus guarde os nossos corações e nos sustente com a sã doutrina.
Que a Palavra de YHWH seja fixada em nossos corações e que nada nos desvie dis caminhos da verdade de Cristo.