OS FALSOS MESTRES (PARTE 3)
Shalom esfaimados e sedentos por avivamento!
Mais uma vez estamos dando continuidade ao nosso estudo sobre algumas marcas dos falsos mestres, elencadas pelo Apóstolo Pedro no capítulo 2 da sua segunda carta.
“E, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.”
2 Pedro 2:3 (ARC)
Avareza e Mentira
Avareza (Cobiça)
A avareza é a vontade excessiva de acumular dinheiro e obter bens materiais. Uma pessoa avarenta coloca o Reino de Deus em segundo plano e tem a riqueza como meta de vida.
O ministério não pode ser sobre o dinheiro, mas sobre ser servo e cúmplice dos valores e princípios deixados por Jesus Cristo.
Mentira
A mentira é como um agente corrosivo com gigantesco potencial de destruição, e por isso Deus a repudia, como está explicitado em Sua palavra. Os falsos mestres mentem de maneira contumaz; suas narrativas são pavimentadas em palavras fingidas, enxergando as pessoas como números.
O Apóstolo Pedro enfatizou que os falsos mestres não possuem empatia pelas pessoas, mas as veem apenas como um negócio lucrativo.
Avarentos e Mentirosos
O texto revela que esses homens são avarentos, gananciosos e exploradores da fé alheia. Mentem compulsivamente, pois seu projeto de vida é a construção de um reino pessoal.
O perfil dos falsos mestres é identificado pela cobiça que os move, ancorada em um desejo egoísta e pecaminoso. Suas palavras são fingidas e não ensinam os princípios basilares da Bíblia, mas inventam histórias com o intuito de explorar as pessoas.
Esses falsos mestres já receberam uma sentença de Deus. O julgamento divino será severo, e sua destruição não tardará. Eles não sairão impunes de suas ações.
Os falsos mestres dos nossos dias inventam histórias para aliciar o povo. São ambiciosos por dinheiro e prometem paz, céu e vida eterna para quem vive em práticas pecaminosas.
“Pois são filhos de seu pai, o diabo, e gostam de fazer as coisas perversas que ele deseja. Ele foi assassino desde o princípio. Sempre odiou a verdade, pois não há verdade alguma nele. Quando ele mente, age de acordo com seu caráter, pois é mentiroso e pai da mentira.”
João 8:44 (NVT)
Os falsos mestres fazem uso de palavras persuasivas, habilidosos na oratória e nos discursos positivistas. O Apóstolo Pedro enfatizou o perigo que esses falsos líderes representam aos cristãos.
O que a Bíblia fala sobre a cobiça e a mentira:
A Avareza
“Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.”
Hebreus 13:5 (ARA)
“E andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave. Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos.”
Efésios 5:2-3 (ARA)
“Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.”
Lucas 12:15 (ARA)
“O avarento coloca sua própria família em apuros…”
Provérbios 15:27a (BKJA)
“Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.”
Efésios 5:5 (ARA)
A Mentira
“… os mentirosos estão destinados ao lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte.”
Apocalipse 21:8b (NVT)
“O perverso semeia discórdia; o difamador (mentiroso) separa até os melhores amigos.”
Provérbios 16:28 (NVT)
“O Senhor detesta os lábios mentirosos, mas os que agem com lealdade lhe agradam.”
Provérbios 12:22 (NVI)
Conclusão
A passagem de 2 Pedro 2:3 é uma advertência para todos os cristãos, líderes ou não, de que todos serão julgados não apenas por suas palavras, mas também por suas ações. O versículo deixa claro que a punição para os falsos mestres não tardará:
“…não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.”
2 Pedro 2:3 (ARC)
Vamos marchando e dando Glória!
Pr. Adilson
Glória a Deus!
Que palavra
Inútil será viver tanto tempo dentro das congregações achando que o juízo de Deus não vai chegar. Creio na graça do Senhor para aquele que se arrepende e gera frutos de arrependimento. Oremos uns pelo os outros para sermos batizado com o fruto do arrependimento.
A busca pela verdade em Cristo é a única maneira de nos livramos dos lábios enganosos. Buscar a Cristo todos os dias…